31 Características da Esposa de Caráter Nobre: No. 4 – Ela é diligente

Por Leslie De Morais

Traduzido por Joelma Ferraz Luca

Definição

Diligente – (adj) 1. Constante no esforço para realizar algo; atencioso e persistente ao fazer qualquer coisa: um estudante diligente. 2. Realizado ou conseguido com atenção perseverante; meticuloso: uma busca diligente nos arquivos.1

 

(Ela) Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.                                                           – Provérbios 31:13 (NVI)

Lã e linho

Como muitas de nós sabemos, a lã vem de ovelhas. Normalmente, uma vez por ano, na primavera, as ovelhas são tosadas (ou tosquiadas, a depender do dialeto da região). A lã é então transformada em fio.

E quanto ao linho? Considerando o versículo acima, eu me perguntei sobre o linho, então fiz algumas investigações e aqui está o que descobri:

O linho (também conhecido como linho comum ou linhaça), Linum usitatissimum, é um membro do gênero Linum na família Linaceae. É uma cultura de alimentos e fibras cultivadas nas regiões mais frescas do mundo. O material têxtil feito da planta nos países ocidentais é conhecido como linho. Ele é tradicionalmente usado na confecção de  lençóis, roupa íntima e toalha de mesa. O óleo é conhecido como óleo de linhaça.2

Se você tiver um tempinho, assista a este pequeno vídeo informativo de três minutos que mostra como tecer o linho.3

Vídeo

Agora, voltando ao versículo do tema (Provérbios 31:13) desta postagem do blog e à definição de diligente, o que podemos aprender com a Esposa de Caráter Nobre?

O que motiva a diligência?

Imagine viver em um momento em que você não só tem que costurar suas próprias roupas e as da sua família, mas também precisa tecer o fio para fazer o seu tecido. Imagine a demora e a chatice que isso seria! Será que seu guarda-roupa seria tão cheio se todo esse trabalho fosse exigido de você? O que poderia motivar a mulher dos Provérbios 31 a “trabalhar com mãos assíduas”?

Apenas uma resposta se destaca. Ela valorizava muito mais o produto final  do que as longas horas de trabalho à sua frente. Talvez ela imaginava seus filhos vestidos com as roupas que ela fazia com tanto sacrifício. Talvez ela apreciasse o toque aconchegante das roupas de cama novas, sobre as quais ela e seu marido se deitariam depois de um longo dia de trabalho. Possivelmente, ela estava imaginando lindas toalhas de mesa que tornariam uma refeição especial quando os convidados chegavam. O produto final é a inspiração que alimentava sua tarefa, e a diligência é o que a separava do resto.

Consistência, persistência e perseverança são qualidades que todos nós admiramos. Ninguém nunca escreveu um livro ou fez um filme sobre um rapaz ou uma moça que no meio de um trabalho duro, uma longa jornada ou uma batalha assustadora, desistiu! Quem gostaria de ler sobre isso ou ver esse filme? No entanto, todos nós gostamos de ouvir sobre uma pessoa que aguentou firme durante um desafio. Isso nos dá esperança de que podemos fazer o mesmo.

Uma citação surpreendente

“Correr me ensinou lições valiosas. Na competição de corrida de trilha, o treinamento contava mais do que a real capacidade, e eu podia compensar a falta de aptidão natural com diligência e disciplina. Apliquei isso em tudo o que fiz.”4

Se esta citação viesse de um corredor de longa distância, você pode dizer: “Isso faz sentido.” Se eu lhe dissesse que um atleta olímpico era conhecido por fazer esta declaração, você poderia pensar que não havia nada de extraordinário nisso. O que você acharia dessa citação se descobrisse que ela veio de um homem que passou a maior parte de sua vida adulta em lutas políticas e éticas contra o racismo e a

Ativista de direitos humanos, Nelson Mandela foi presidente de Africa do Sul de 1994-1999.

injustiça? Para a maioria de nós, praticamos um esporte, tocamos instrumentos ou desenvolvemos um passatempo porque temos uma inclinação ou talento natural para isso. No caso de Nelson Mandela, ele não tinha uma aptidão natural nem talento para corridas de trilha. Ele conseguiu cumprir sua tarefa se preparando com diligência. Certamente, essa disciplina deu a ele força e esperança para suportar os 27 anos que passou na prisão devido aos seus esforços para acabar com o apartheid na África do Sul.

Esposas diligentes conseguem o que querem…no final das contas

Como uma esposa se beneficia em ser diligente? Pense no ditado brasileiro, “Quem casa, quer casa.” Todas nós gostaríamos de ter um orçamento ilimitado para comprar a casa dos nossos sonhos e decorá-la com o melhor mobiliário. Pessoalmente, ainda não encontrei uma mulher nessa situação ideal. Diligência é o produto que alimenta sonhos, pouco a pouco. Considere estes versículos:

As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.  – Provérbios 10:4 (NVI)

O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.   – Provérbios 13:4 (NVI)

É fácil ficar sentado sonhando ou pior, reclamando porque você não tem o que quer (seja uma casa bonita, ensino superior, um casamento incrível ou proximidade com Deus). É preciso diligência para esses desejos do coração se tornarem realidade.

Meu marido é um homem inteligente e competente. Ele realizou muitas empreitadas difíceis na vida, tais como: completar sua formação universitária, tornar-se fluente em uma segunda língua, mudar-se para novos países e se adaptar a culturas desconhecidas, navegar pelos desafios de criar com êxito dois adolescentes, começar novas carreiras várias vezes e partir para o mestrado aos 50 anos de idade. Para não falar de ter-se tornado um cristão e não hesitar em sua decisão por mais de 30 anos. Obviamente, ele é grato a Deus pelas muitas oportunidades e bênçãos que recebeu. No entanto, a que característica pessoal Alcides atribui seu sucesso? Diligência. Ele não se considera extremamente inteligente ou excepcionalmente talentoso. Ele compreende o benefício de manter-se no percurso mesmo quando fica difícil e quando desistir seria muito mais confortável.

Esposas diligentes removem obstáculos

William Penn, empreendedor inglês, filósofo, Quaker e fundador da província de Pennsalvânia, EUA.

William Penn (14 de outubro de 1644 – 30 de julho de 1718) era filho do Sr. William Penn, empreendedor imobiliário inglês, filósofo, Quaker (Cristianismo primitivo) e fundador da província da Pensilvânia, colônia inglesa norte-americana e futuro estado da Pensilvânia. Ele foi um dos primeiros defensores da democracia e da liberdade religiosa, notável por suas boas relações e tratados de sucesso com os nativos americanos de Lenape. Sob sua direção, a cidade de Filadélfia foi planejada e desenvolvida. Um homem de extrema convicção religiosa, Penn escreveu numerosas obras em que exortava os cristãos a aderirem ao espírito do cristianismo primitivo.

Ele foi preso várias vezes na Torre de Londres por causa da sua fé, e seu livro Sem Cruz Não Há Coroa (1669), que escreveu enquanto estava na prisão, tornou-se um clássico cristão.5 Como Mandela, William Penn foi preso por seu idealismo. Você poderia pensar que uma provação assim diminuiria seu fervor ou suavizaria suas convicções. No entanto, Penn era conhecido por essa afirmação: “Paciência e diligência, como a fé, removem montanhas.”6 – William Penn

Quais são os obstáculos que você precisa remover em sua vida?

  • Sua casa está precisando desesperadamente de organização e ordem?
  • Há metas pessoais que você gostaria de alcançar, mas a procrastinação e as desculpas a paralisaram?
  • Seu marido ainda não é cristão e sua fé que ele se tornará está diminuindo?
  • Falta ao seu marido a liderança espiritual da sua família que você gostaria que ele tivesse e você desistiu de ser a ajudadora que ele precisa?

Você tem o que é preciso para remover esses obstáculos do seu coração e da sua mente? Diligência paciente (em oração, fé e atitude), que é necessário.

Esposas diligentes são inteiramente dedicadas

No quarto capítulo de 1 Timóteo, Paulo encoraja e exorta o jovem evangelista sobre alguns dos piores temores de um pastor. Ele adverte Timóteo que alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e coisas ensinadas por demônios! Paulo então adverte Timóteo para

  • Ser um bom ministro
  • Não ter nada a ver com mitos sem Deus ou crendices antigas
  • Treinar-se para ser piedoso• Colocar sua esperança em Deus
  • Ordenar e ensinar essas coisas aos outros
  • Não deixar ninguém desprezá-lo por ele ser jovem
  • Dar exemplo para os cristãos na fala, na conduta, no amor, na fé e na pureza
  • Não negligenciar seu dom de pregar e ensinar

Paulo termina o capítulo dando a Timóteo a chave para seu futuro sucesso.

Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. 16Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.     – 1 Timóteo 4: 15-16 (NVI)

Diligência e perseverança de todo o coração. Timóteo tinha uma montanha para se mover e Paulo o instruiu para a vitória. Sejam quais forem as montanhas que você precisa mover, qualquer que tenha sido seu histórico, imitando a diligência da esposa de caráter nobre de Provérbios 31, certamente a ajudará mais do que nunca a chegar perto de realizar seus objetivos e sonhos.


Notas de rodapé:

1 Dictionary.com

2 https://en.wikipedia.org/wiki/Flax

3 Linho Girando com Christine MacCleod https://www.youtube.com/watch?v=Az2VNllZhEE

4 BrainyQuote.com

5 https://en.wikipedia.org/wiki/William_Penn

6 BrainyQuote.com