31 Características da Esposa de Caráter Nobre: No. 1 – Ela é valiosa

 

por Leslie De Morais                                                                                          Traduzido por Joelma Ferraz Luca

Definição:

Valioso – 1) altamente considerado ou estimado: um valioso amigo. 2) estimado; avaliado: As jóias avaliadas em US $ 100.000. 3) Ter um valor de um tipo específico: Ele deu uma oferta de triplo valor. 1

 

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar!   É muito mais valiosa que os rubis.   – Provérbios 31:10 (NVI)

 

Um factóide interessante

De acordo com o site “Energy Muse,” os rubis simbolizam o amor, paixão e estão associados à vitalidade e sentimentos fortes. O rubi​ representa a pedra da sorte no amor, estimulando a sensibilidade em um relacionamento. O rubi também promove clareza e sabedoria, permitindo que o usuário atraia riqueza e fortaleça o sistema imunológico do corpo contra doenças infecciosas.2

Eu pessoalmente não posso comprovar todas essas declarações sobre os rubis. No entanto, se essa era a crença comum no dia em que Provérbios 31 foi escrito, uma esposa virtuosa certamente era considerada em alta estima. A comparação com rubis não foi uma escolha trivial. O autor reconheceu o grande valor que os rubis transmitiam.

Infelizmente, na sociedade ocidental de hoje e talvez em todo o mundo, o valor atribuído ao papel de uma esposa diminuiu consideravelmente. Qual é o porquê disso? Certamente, fatores negativos como o machismo são acrescentados para a diminuição do valor de uma mulher. Mas toda a culpa deve ser atribuída à minoria não esclarecida do sexo masculino? Mesmo alguns conceitos equivocados provenientes do movimento feminista podem contribuir para a desvalorização da posição e do papel das esposas hoje em dia.

A história recente revela a mudança constante da vida familiar há muito estabelecida, quando uma esposa e mãe era exclusivamente dedicada ao lar, mantinha um padrão altíssimo para si mesma, sua família e sua casa. A Primeira e a Segunda Guerra Mundial levaram as mulheres a

Pela primeira vez, muitas mulheres saiam de casa para trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial.

tomarem uma atitude, o que inevitavelmente trouxe uma mudança na estrutura da vida familiar, talvez para sempre. Uma delas foi a necessidade de mulheres ocuparem postos de trabalho, uma vez que seus companheiros partiam para a guerra. Quando as guerras acabavam e os homens voltavam para casa (em muitos casos, não retornavam), as mulheres precisavam e queriam manter seu status, oportunidades e liberdade recém-adquiridos que seus esforços garantiram durante a guerra. E com razão.

As décadas que se seguiram à última Guerra Mundial inauguraram um avanço explosivo nos direitos das mulheres. Elas agora estavam entrando em profissões nunca antes ocupadas pelo sexo feminino. Grandes passos foram dados em relação a salários justos, aceitação no local de trabalho e igualdade de oportunidades. Uma mudança brusca aconteceu em relação ao papel da mulher na vida moderna, o que foi uma ocorrência inevitável e natural. Em quase todos os grandes movimentos, para uma mudança de status quo, ocorre uma transformação completa de mentalidade que vai de um extremo a outro. Ao se discutir o desenvolvimento das mulheres na sociedade nos últimos 100 anos, uma das grandes mudanças que aconteceram foi que o papel de uma mãe e esposa passou de ser apreciado para quase desprezado.

Hoje o desafio é retomar e manter a alta consideração e o valor intrínseco de ser uma excelente esposa, mantendo o avanço positivo das mulheres. Infelizmente, muitas vezes nós esposas não valorizamos nosso próprio papel como deveríamos. Ao invés de cultivar nosso caráter para lidar melhor com os desafios e responsabilidades, reclamamos, damos desculpas e somos medíocres. Então nos perguntamos por que somos subestimadas.

O quanto você valoriza seu papel como esposa? Você mantém este aspecto de sua vida em alta estima? Você tem a mesma concentração e determinação para crescer nesse papel como você faz em sua profissão?

Uma declaração incrível

O Sr. Winston Leonard Spencer-Churchill (nascido em 30 de novembro de 1874 e falecido em 24 de janeiro de 1965) foi um político britânico que atuou como Primeiro-ministro do Reino Unido de 1940 a 1945 e novamente de 1951 a 1955. Como Primeiro-ministro, Churchill liderou o

Winston Churchill

Reino Unido rumo à vitória sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Churchill também era um oficial no exército britânico, um historiador não-acadêmico e um escritor. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1953.3

Sem dúvida, esse é um currículo para se orgulhar. No entanto, o que Churchill valorizou acima de tudo isso?

“Minha conquista mais brilhante foi a minha capacidade de persuadir minha esposa a se casar comigo.”4                                                                                     – Winston Churchill

Pare e pense na conclusão surpreendente dessa afirmação. Churchill valorizou a conquista de sua esposa mais do que ser Primeiro-ministro, ganhar a guerra contra a Alemanha nazista e ser premiado com o Prêmio Nobel.

Simplesmente mergulhe nesse pensamento por um instante.

Versículos bíblicos inspiradores

Quanto mais eu leio, estudo e contemplo a ideia de ser esposa, mais eu vejo e entendo que isso tem muito mais a ver com meu relacionamento com Deus, do que meu relacionamento com meu marido. No meu papel de esposa, sou chamada a ser como Jesus em todos os aspectos do meu caráter, em cada momento do meu dia. Trata-se de uma abordagem espiritual para uma situação desafiante, que considero emocionante e motivadora. Eu faço o que faço em meu casamento para agradar a Deus, que vê meu esforço e meu coração, mesmo quando meu esposo não vê.

Atente para esses versículos:

A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos.                                         – Provérbios 12: 4 (NVI)

Ser uma esposa de caráter nobre faria seu marido se sentir como um rei de forma figurativa. O contrário faria com que ele desejasse a morte!

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.           – Provérbios 18:22 (NVI)

É uma bênção de Deus para um homem encontrar uma boa esposa. O que é melhor do que ter uma bênção de Deus?

Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.          – Provérbios 19:14 (NVI)

O valor de casas e riquezas é óbvio para qualquer um de nós. No entanto, uma esposa sensata e sábia é um presente espiritual de Deus. Será que nós mulheres reconhecemos esse valor? Se não, como podemos esperar que outras valorizem o que fazemos e quem somos?

Como você pode se tornar uma mulher de valor?

1. Comece valorizando a si mesma e seu papel como esposa.

Quem você é e o que você faz como esposa será valorizado pelos outros se você valorizar-se primeiro.

Seu valor diante de Deus

Porque Deus tanto amou o mundo  que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.    – João 3:16 (NVI)

Este versículo bem conhecido resume o valor incrível que Deus atribui a cada um de nós.

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.                           – I Pedro 3: 3-4 (NVI)

Deus é onipotente e criador de tudo o que se vê e que não se vê. Portanto, admira-me que Ele tome tempo e esforço para comunicar às esposas que traços particulares do caráter feminino são de grande valor para Ele.

Seu valor para seu marido

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.  Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.                                                                           – Provérbios 31: 10-11 (NIV)

Imagine que seu marido reconheça que nunca lhe faltou coisa alguma durante todo o tempo em que você esteve ao seu lado. Isso é poderoso.

2. Pare de subestimar seu valor.

Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.      – Efésios 4: 1 (NVI)

No capítulo 3, Paulo roga aos Efésios a compreenderem quão amplo, longo, alto e profundo é o amor de Cristo e a conhecerem esse amor que supera o entendimento. Diante desta afirmação, ele então os chama no capítulo 4 a viverem vidas dignas de Cristo. Como seria isso? Isso quer dizer depreciar seu papel como esposa ou mãe? Isso significaria queixar-se de tarefas diárias ou gastar seu tempo desejando estar em circunstâncias diferentes? Não! Por causa de Cristo, tudo o que fazemos e tudo o que temos é potencial para ser usado por Deus para realizar grandes coisas.

3. Decida ser de grande valor.

Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.      – Provérbios 22:29 (NVI)

Trabalhei por muitos anos como secretária. Esta profissão tem muitas semelhanças com uma esposa. Na verdade, entre as secretárias, muitas vezes você pode ouvi-las referirem-se ao seu chefe como “marido do trabalho”. As melhores secretárias, aquelas mais requisitadas, antecipam necessidades, esperam o melhor e estão prontas para agir rapidamente nos piores cenários. Elas mantêm informações importantes na ponta da língua e seu objetivo número um é se tornar indispensável.

Os melhores patrões reconhecem, apreciam e valorizam muito o papel da assistente, sabendo o quão difícil seria fazer o trabalho sem ela.

Você é inestimável para seu “marido de casa?” Tornar-se uma esposa inestimável é uma decisão em conjunto com um plano que é motivado por Cristo.

Decida ser uma pedra preciosa. Decida ser uma joia rara e você será altamente apreciada.

Uma esposa de caráter nobre é valorizada.

 


Notas de rodapé:

1 Dictionary.com

2 https://energymuse.wordpress.com/2012/08/09/gemstone-of-the-day-ruby/

3 Wikipedia.com

4 www.brainyquote.com